sábado, 24 de setembro de 2011

Sábado é dia de: Musicalização!


 
Se seu bebê já completou 8 meses, ele pode começar a participar de uma atividade muito divertida: a musicalização. E não se espante, bastam apenas algumas aulas para que logo ele fique totalmente ambientado. Mas você vai me perguntar: ele nem tem um ano ainda, como é aula de música pra essa idade?

As crianças  não ficam sozinhas e cantam e dançam todas as músicas. A aula para os pequeninos é acompanhada dos pais que interagem junto, cantam, dançam e  ajudam o pequeno a participar e sociabilizar. O desenvolvimento deles é visível em cada nova aula. No começo pode ser que seu filho não participe tanto, mas logo começará a imitar as coreografias aprendidas na aula. Em casa você pode estimulá-lo, cantando as mesmas canções em suas atividades.

Está provado que a música é essencial para o desenvolvimento do bebê. Não só pelo gosto musical, como também por seu intelecto e capacidade de raciocínio lógico. Especialistas são categóricos em afirmar que não há idade certa para a criança entrar em contato com os instrumentos musicais. E se você ainda tem dúvidas que a música é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram que após seis meses tendo aulas de piano, crianças pré-escolares tinham desempenho 34% melhor em testes de raciocínio do que aquelas que não tinham nenhum treino. E também que a música é capaz de facilitar o aprendizado da língua oral nativa e mesmo estrangeira.

A música é muito importante para as crianças em todo o período de desenvolvimento. Portanto, estimule seu filho a desenvolver seu talento musical. Você não vai se arrepender.

2 comentários:

  1. Olá Melissa! Parabéns por seu lindo trabalho! Me chamo Tatiane, moro no interior do RS e estou cursando a faculdade de Licenciatura em música pelo ISEI, estou no quinto semestre e ja dou aula de música. Estava procurando matérias sobre musicalização infantil e seu nome apareceu no google. Gostaria de perguntar se terias umas dicas para me dar sobre musicas e atividades para bebes de 6 meses a 2 anos. Não acho músicas com movimentos, e achei um vídeo seu no youtube em que cantas uma do patinho e outra do grilo, mas não encontrei... Se puderes me passar alguns nomes de musicas eu agradeceria muito! meu email é tati.g.h.g@hotmail.com Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e parabéns pelo vosso projecto. Informo que a foto que estão a usar (2a deste artigo) pertence a http://gymboreeclasses.pt/online - Agradeço contacto para resolução. Att, NS

    ResponderExcluir